Informações:

Inserido no pacote Turismo Ativo na Ilha de São Miguel, o programa Active light, destina-se à família toda! Com passeios de baixa / média dificuldade, permite conhecer a história e a vida na Ilha de São Miguel, enquanto disfruta de todo o esplendor da natureza!

O passeio começa em direção à costa norte, tendo como primeira paragem o miradouro de “Santa Iria”, local privilegiado para admirar a beleza daquela costa. Continuando pela estrada regional, seguimos até à fábrica de chá, onde iremos degustar o chá local, e aprender um pouco sobre as únicas plantações de chá comerciais na Europa, a sua origem e os benefícios que trouxe à ilha de São Miguel.

Após a pausa para o chá, seguimos para um pequeno passeio a pé pela plantação de chá.

De regresso, paramos na lindíssima cidade da Ribeira Grande onde teremos a oportunidade de experimentar um prato regional. Depois do almoço, faremos um pequeno passeio pela cidade. No final visitaremos um estaleiro local, na pitoresca vila de Rabo de Peixe.

Nesse dia teremos a oportunidade de aprender um pouco sobre a geologia e os fenómenos vulcanológicos da Ilha

O passeio inicia-se com a subida pela encosta sul do pico da Barrosa em direção à Lagoa do Fogo, uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Praias Fluviais, continuamos em direção a uma pequena cascata de água quente de origem termal, Caldeira Velha (com possibilidade de se tomar banho).

Continuamos em direção às caldeiras da Ribeira Grande, onde faremos uma pausa para almoço com uma merenda típica. A seguir ao almoço prosseguimos em direção à Lagoa do Congro, onde faremos um pequeno passeio pedestre até à margem da lagoa. Mais tarde iremos até Vila Franca do Campo, onde teremos a oportunidade de experimentar um dos mais afamados doces conventuais de São Miguel, as Queijadas da Vila. A última paragem será na Gruta do Carvão em Ponta Delgada.

Este é um dia reservado para descontração. Poderá optar por uma das atividades do nosso programa 'Unique experience', por exemplo Observação de Cetáceos, ou simplesmente desligar e relaxar.

Neste dia, os nossos clientes têm a oportunidade de serem chefes! Vamos para as Furnas, onde prepararemos nós próprios o delicioso prato típico 'Cozido das Furnas' (Semelhante ao cozido à Portuguesa, com a particularidade de ser cozinhado debaixo da terra). Depois de preparado o cozido, levamo-lo para a lagoa, onde será colocado num buraco próprio, onde ficará por cerca de 6 horas. Enquanto isso, fazemos um passeio pedestre à volta da Lagoa das Furnas e visitaremos o magnífico parque Terra Nostra, onde poderemos banhar-nos nas águas quentes termais. Antes de irmos buscar o cozido, paramos nas Caldeiras das Furnas onde teremos a oportunidade de experimentar uma grande variedade de águas carbogaseificadas e apreciar as nascentes de água quente.

No final do dia, iremos degustar o nosso Cozido das Furnas num simpático restaurante local.

Localizada na ponta ocidental da Ilha de São Miguel, a lagoa das Sete Cidades foi eleita, em 2011, a 1ª das 7 maravilhas Naturais de Portugal.

Iniciamos o dia em direção ao miradouro 'Vista do Rei', de onde se dará início ao nosso passeio pedestre. Passando ao longo da cumeeira (bordo da cratera), descemos até ao pequeno povoado das 'Sete Cidades'. Já na freguesia teremos a oportunidade de degustar alguns pratos regionais, num simpático Restaurante.

De regresso, passamos por uma pequena, mas impressionante lagoa, a Lagoa de Santiago, e pelo Pico do Carvão, de onde se pode ter uma panorâmica sobre a parte mais estreita da ilha e de onde se pode observar em simultâneo a costa norte e a costa sul.

Ainda antes de terminar, visitaremos uma plantação de ananases, onde aprenderemos um pouco mais sobre este fruto exótico.

Neste dia seguimos pela costa sul em direção à Povoação, a primeira região da Ilha a ser povoada. Chegando à Povoação faremos um pequeno passeio pela vila e depois seguiremos para o Faial da Terra. Aqui começa o nosso passeio pedestre em direção à cascata 'Salto do Prego', uma das mais bonitas na Ilha.

No regresso passamos por uma pequena vila na encosta do monte, o Sanguinho.

Terminamos o circuito no Faial da Terra, com um snack antes de regressarmos à cidade de Ponta Delgada, passando ainda por alguns miradouros de relevância até chegarmos ao Hotel.

Este é um dia reservado para descontração. Poderá optar por uma das atividades do nosso programa 'Unique experience', por exemplo Observação de Cetáceos, ou simplesmente desligar e relaxar.